18/04 - Contabilidade na TV


Ontem (17), a Faculdade Fipecafi, instituição de finanças e contabilidade ligada à FEA/USP, realizou evento para discutir os erros mais comuns na apuração dos Programas de Integração Social e de Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. O professor de MBA Gestão Tributária da Fipecafi, Fábio Rodrigues de Oliveira falou sobre os equívocos que algumas empresas cometem e que podem ser punidas pela Receita Federal.

Rodrigues diferenciou, para os mais de 100 participantes do evento, o que seria “regime cumulativo”, “regime não cumulativo” e “receita”, porém o professor afirmou que a reforma tributária pode mudar essas definições. “Com exceção da saúde e da educação, o governo que acabar com o cumulativo e não cumulativo. O que, no meu ponto de vista, seria o correto a fazer, para as empresas não terem problemas com a definição de onde declararem as receitas”, afirmou.

Segundo o especialista, outros equívocos que as empresas mais cometem são a base dos cálculos de débitos, a compreensão da cumulatividade, definição de insumos, extensão de créditos, irregularidade em documentos fiscais e separação de receitas do Simples Nacional. “As empresas, muitas vezes, criam algumas normas com base em interpretações individuais da lei, visando beneficiar-se, contudo essa é uma medida arriscada que pode gerar problemas futuros”, completou Rodrigues.

Sobre a FIPECAFI:

A FIPECAFI foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao departamento. Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado.

Mais informações: http://www.fipecafi.org.

Por: NA Comunicação e Marketing

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário