13/04 - Contabilidade na TV

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Pelo quarto mês consecutivo, as taxas de juros cobradas nas operações de crédito caíram. Linhas destinadas para os consumidores e empresas registraram queda no mês. As informações são da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e foram divulgadas nesta quinta-feira (13).

De seis linhas pesquisadas para os consumidores e de três para as empresas, todas registraram queda. Para as famílias, a taxa de juros média geral apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês e de 0,85 ponto percentual no ano.

Com esse movimento observado nas operações para os consumidores, os juros médios passaram de 8,10% ao mês (154,63% ao ano) em fevereiro para 8,07% ao mês (153,78% ao ano) em março. Essa é ainda a menor taxa de juros desde junho de 2016.

Segundo a Anefac, essa queda dos juros foi influenciada pelo recuo dos juros básicos da economia (Selic). Desde outubro do ano passado, o Banco Central mantém um processo de corte dessa taxa, que caiu de 14,25% ao ano para 11,25% ao ano.

Expectativas para os juros
Para os próximos meses, a expectativa da Anefac é de continuidade desses cortes. “Tendo em vista a melhora das expectativas quanto á redução da inflação bem como na melhora fiscal deveremos ter novas reduções da taxa básica de juros o que reduz o custo de captação dos bancos possibilitando novas reduções das taxas de juros nas operações de crédito”, informou a entidade por meio de nota.

Por: Porta Brasil, com informações da Anefac

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário