06/04 - Contabilidade na TV


No acumulado do ano (janeiro, fevereiro e março de 2017) o Brasil registrou queda de 21,3% no número de recuperações judiciais requeridas em relação ao primeiro trimestre de 2016: foram 322 contra 409 no mesmo período do ano passado. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

As micro e pequenas empresas lideraram o ranking de solicitações de recuperação judicial, com 201 solicitações no primeiro trimestre de 2017 (no mesmo período de 2016 haviam sido 229 no segmento); as médias empresas foram responsáveis por 71 requisições (109 em 2016) e as grandes empresas por 50 pedidos entre janeiro e março/2017 (71 entre janeiro e março/2016).

Em março de 2017 houve queda de 20,9% nos pedidos de recuperações judiciais requeridas em relação a março de 2016. Foram 125 solicitações em março/2017 contra 158 em março do ano passado. Já em relação ao mês imediatamente anterior, fevereiro/2017, quando foram apuradas 115 solicitações, houve aumento de 8,7%.

A maioria das requisições de recuperação em março/2017 foi feita por micro e pequenas empresas (88), enquanto as médias empresas somaram 23 requerimentos e as grandes companhias, 14.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda nos pedidos de recuperações judiciais neste primeiro trimestre de 2017 é explicada pela redução da inflação, dos juros e pelo processo, ainda que lento, de saída da recessão econômica. Tudo isto facilita a renegociação das dívidas por parte das empresas.

Falências

O indicador também apontou que, entre janeiro e março/2017 foram requeridos 394 pedidos de falências, número 0,8% superior ao apurado no mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 391 solicitações. Do total de requerimentos de falência efetuados entre janeiro e março de 2017, 208 foram de micro e pequenas empresas (no mesmo período de 2016 haviam sido 192 no segmento); 79 foram de médias empresas (98 entre janeiro e março de 2016) e 107 pedidos de grandes empresas (101 para os meses correspondentes em 2016).

Em março de 2017, ocorreram 161 pedidos de falência requerida, aumento de 14,2% em relação a fevereiro/2017 (141) e de 1,9% em relação a março de 2016 (158). As micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo maior número de pedidos de falência em março/2017: 81. Em seguida, as grandes, com 54 solicitações, e as médias, com 26.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:


Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em:


Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

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