9/05 - Contabilidade na TV
 

Tomar um empréstimo pessoal pode ser uma boa alternativa para quem deseja refinanciar dívidas com juros mais baratos a fim de colocar suas finanças em ordem ou até mesmo realizar um sonho ou uma meta, como trocar de carro, fazer uma viagem inesquecível ou dar um upgrade na carreira ou investir no próprio negócio. A opção de poder fazer essa operação online, sem necessidade de ir até uma financeira ou agência bancária, pode ser ideal para quem busca menos burocracia e perda de tempo, o problema é que a internet pode esconder alguns golpes.

Apesar de atualmente estarmos acostumados a fazer qualquer tipo de transação via internet, a modalidade do empréstimo pessoal online pode oferecer algumas armadilhas para quem não estiver atento ou em alguma situação emergencial, precisando do dinheiro com certa urgência. Antes de procurar um empréstimo pessoal, analise sua situação financeira presente e futura, para não ser pego de surpresa pelo compromisso mensal. Além disso, é necessário tomar alguns cuidados quanto à segurança e privacidade de seus dados ao tomar um empréstimo online.

Confira 6 cuidados importantes que devem ser tomados:
 
  1. Faça suas contas. Nunca assuma dívidas cujas parcelas sejam superiores a 30% do seu salário. Tenha certeza de que o empréstimo que você está fazendo cabe no seu bolso sem comprometer sua saúde financeira.
     
  2. Pesquise muito. Antes de tomar um empréstimo, veja o histórico das empresas e verifique se há algum tipo de denúncia ou reclamação na internet sobre a instituição, assim você consegue se precaver de passar por alguma situação desagradável que pode já ter acontecido com outras pessoas anteriormente.
     
  3. Não pague adiantado. Se a empresa pedir adiantamento em dinheiro para cobrir supostas taxas ou impostos, a chance de se tratar de uma fraude é muito grande. Anúncios e links patrocinados de empresas que oferecem crédito pessoal online estão em todos os lugares, até mesmo em suas redes sociais, mas é preciso cuidado. Por mais que as taxas pareçam vantajosas, você pode ficar a ver navios, sem o dinheiro adiantado e também sem o dinheiro do empréstimo. Empresas de credibilidade dificilmente pedem alguma taxa de inscrição para liberar o valor pedido.
     
  4. Exija formalização. Você deve receber o contrato do empréstimo. O seu contrato deve ter todas as condições do negócio e o nome das partes, ele deve ser entregue ou disponibilizado de forma eletrônica.
     
  5. Exija transparência. Depois de pesquisar e escolher uma empresa para tomar crédito, leia atentamente a proposta de financiamento. Certifique-se que todas as tarifas sejam demonstradas claramente. Seguros e outros serviços do gênero são opcionais.
     
  6. Exija segurança. Antes de enviar seus documentos ou preencher formulários com seus dados pessoais nos sites que oferecem crédito online, verifique se a plataforma tem certificação SSL (Secure Sockets Layer), que oferece autenticidade, informando ao usuário que este que ele está acessando realmente é o site original da empresa e garante que, através de criptografia, os seus dados informados não poderão ser acessados. Para fazer a verificação é simples, basta notar que na barra de endereço de seu navegador, o site passar a ser https:// no lugar do http://, que é o padrão. Vale lembrar que o mesmo cuidado é importante também em qualquer loja virtual ou site de instituição financeira.
Por Ideal HK Strategies

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário