22/05 - Contabilidade na TV


O Núcleo das Federações dos Contabilistas do Brasil (Feconbras) entregou na quinta-feira passada (18), em Brasília, um documento ao secretário adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luis Carlos Silva Barbosa, relatando problemas que afetam os profissionais da Contabilidade em várias regiões do país e solicitando providências no sentido de saná-los. Um dos problemas destacados foi quanto ao “Sistema Homolognet” – software que permite ao empregador o cadastro (inclusão, alteração e exclusão) das informações referentes à rescisão de contrato de trabalho.

O documento foi entregue pelo coordenador da Feconbrás, Tadeu Oneda, que estava acompanhado por representantes de várias Federação de Contabilistas do Brasil.

No caso do Sistema Homolognet, a Feconbras defendeu a suspensão de sua exigência em todo o território nacional, uma vez que o mesmo não se encontra preparado para atender as expectativas do mercado e muito menos do próprio Ministério do Trabalho, gerando insatisfação, indignação, retrabalho e críticas constantes ao processo governamental.

Outro tema abordado no documento foi o do Empregador Web – leia o documento clicando aqui.

Conforme o coordenador da Feconbras, Tadeu Oneda, que preside a Federação dos Contabilistas de SC (Fecontesc), também foi comentado no encontro a demora na liberação de arteiras de trabalho em determinadas regiões do país. O secretário adjunto observou que este e outros problemas, como fraudes, serão equacionados com a Carteira Profissional digital, já em fase experimental.

Oneda solicitou que as Federações sejam incluídas neste processo de modernização, que envolve o e-Social, para que possam acompanhá-lo e contribuir para o seu aperfeiçoamento. “Os profissionais da Contabilidade estão em contato direto com o público que usa estes serviços e têm condições de um feedback sobre os problemas que surgem quando de sua implementação”.

Por:  Márcia Quartiero / Fecontesc

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário