30/05 - Contabilidade na TV


A Receita Federal do Brasil (RFB) elaborou o Guia Operacional com a finalidade de indicar os procedimentos necessários para a implantação do Serviço de Autoatendimento Orientado (AO) em espaços de órgãos externos. A iniciativa da Receita, sem fins lucrativos, conta com a parceria do Sistema CFC/CRCs, Sistema Fenacon/Sescon/Sescap, pre­feituras municipais, entidades públicas e entidades privadas representativas de categorias econômicas.

 O AO tem por finalidade proporcionar ao contribuinte mais autonomia para o cumprimento de suas obrigações tributárias e permitir um maior contato dos usuários com o site da Receita Federal, ampliando a utilização dos canais remotos de atendimento.

O Guia baseia-se nos resultados obtidos nas experiências-piloto realizadas na 3ª Região Fiscal, em Fortaleza (CE), em três espaços distintos: no ambiente acadêmico do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em espaços de prefeituras municipais e no ambiente de central de atendimento de serviços públicos do Governo estadual.

Os resultados esperados com a implantação do AO em outros órgãos são: ampliação do conhecimento dos contribuintes acerca dos serviços e informações, possibilitados por meio do canal de atendimento virtual na internet; a capacitação do cidadão para o uso das ferramentas tecnológicas, favorecendo a inclusão digital de muitos cidadãos; o aumento do uso do Portal e-CAC; e a abertura de mais vagas para o atendimento presencial, contribuindo para a redução do índice de demanda reprimida no agendamento de serviços que são essencialmen­te presenciais.

Um folder informativo sobre a importância do AO, parceria entre a Receita, CFC e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), também foi elaborado.

Para acessar o folder clique aqui.

Para acessar o Guia Operacional clique aqui.

Comissão do CFC discute implantação do AO na Bahia e Pernambuco
Foi realizada, na sede do CFC, em Brasília (DF), no dia 16 de maio, reunião para tratar da expansão  do Autoatendimento Orientado (AO) e dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil (NAF).

Na pauta, foram apresentadas a implantação do AO em Camaçari, na Bahia; e em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Na Bahia, o projeto foi apresentado à prefeitura, que se dispôs a aplicá-lo em breve. Já em Jaboatão, foi realizada uma reunião no dia 3 de maio com o Secretário de Finanças, que se interessou pelo projeto.

Outro assunto discutido foi sobre a instalação do Fórum Nacional de Assuntos Tributários (Fonat), que tem como objetivo manter um relacionamento cooperativo entre as entidades envolvidas nos procedimentos fiscais e tributários do âmbito da área de atendimento da Receita, de forma que ocorra uma compreensão mais ampla e eficiente para a sociedade. O calendário sobre o fórum será divulgado em breve. A Comissão é constituída por Carlos Sussumu Oda, José Rosenvaldo Evangelista Rios e Geraldo de Paula Batista Filho.

Por: Fabrício Santos / Comunicação Portal CFC

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário