05/05 - Contabilidade na TV

Foto: Ascom/Juceal
A Junta Comercial de Alagoas (Juceal) está em plena execução do seu projeto de expansão, com a implantação de unidades de atendimento em pontos descentralizados da capital alagoana. A iniciativa visa facilitar a vida dos usuários que diariamente se dirigem à sede do órgão, na Avenida Fernandes Lima, à procura dos serviços ofertados.

A Juceal inicia a ampliação disponibilizando ponto de protocolo de processos empresariais no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no bairro Jaraguá. O funcionamento da unidade é fruto de uma cooperação técnica firmada entre a Junta Comercial e a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete).

Com a implantação de uma unidade do Juceal Express no Sine, empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial poderão protocolar processos de abertura, alteração e baixa de negócios, e contar com ponto de informações sobre o Portal Facilita Alagoas - interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado.

Segundo o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo, além do Jaraguá, a Juceal pretende instalar mais outras duas unidades em Maceió, ainda neste ano, facilitando o fluxo dos processos na capital.

“Dentro da expansão do Juceal Express, buscamos facilitar os serviços da Junta Comercial na capital por todos os problemas de deslocamento e do trânsito na Fernandes Lima. A unidade no Sine tem uma particularidade: no mesmo espaço em que uma empresa protocola a sua abertura, oferecendo postos de trabalho, existe uma busca por empregos por meio do Sine, então há essa comunicação. Queremos ir além. Por meio de convênio com a Seplag, iremos colocar uma unidade no Já! do Shopping Pátio, que vai beneficiar o empresariado da parte alta, e outra no Já! do Shopping Maceió”, revelou Carlos Araújo.

Referência no país em relação às ações para simplificação do registro empresarial, a Juceal disponibiliza a entrada on-line para as naturezas Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada. Contudo, o presidente destaca o período de adaptação dos clientes à protocolização on-line e o propósito dos novos pontos de atendimento presencial.

“Nos últimos anos, a Juceal passou por uma grande modernização, tornando os serviços online. Entendemos que o uso de alguns serviços exige tempo e uma mudança de cultura de nossos usuários. Estamos incentivando isso, mas sempre buscando oferecer o que há de melhor. As unidades do Juceal Express vêm dando certo, pois existe uma demanda grande de processos nas unidades do interior, e esse serviço vem até sendo copiado por outros estados”, completou o presidente do órgão.

O projeto de expansão foi iniciado em 2015 com a criação do serviço Juceal Express, estabelecendo unidades de atendimento no interior do Estado. Ao todo foram inauguradas 26 unidades do serviço, englobando municípios de todas as macrorregiões de Alagoas.

Por Hotton Machado / Agência Alagoas

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