16/05 - Contabilidade na TV


Apesar de alguns sinais de melhora no começo do ano e do leve crescimento exibido em março, o Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego voltou a registrar queda em abril de 2017. Na comparação com o mês anterior, a variação foi de -3,6%; quando comparado com o nível de abril de 2016, a redução foi de 5,7%.

Já o Índice de Novas Vacâncias continua em queda (-7,2%) com relação a abril de 2016. Tal queda voltou a acelerar após 3 meses consecutivos de reduções. Com relação a março de 2017, houve redução de 0,9%.

Por fim, o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, que mede a concorrência entre candidatos por uma vaga de emprego, registrou retração de 24,3% com relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação feita com março de 2017 houve redução de 4,4%.


Índice Catho-Fipe de novas vagas
  • Geração de Vagas de Emprego cai em abril

O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas é calculado com base com dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. Seu valor está relacionado com a dinâmica da atividade econômica do país, sobretudo no que se refere a mudanças na geração de postos de trabalho.

Índice de novas vacâncias
  • Número de vagas por trabalhador em potencial na economia também sofre redução

O Índice de Novas Vacâncias é calculado com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (PME-IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.

Índice de vagas por candidatos
  • Relação vaga-candidato continua caindo na comparação interanual

O Índice de Vagas por Candidato é calculado com base na razão entre as vagas de emprego e o número de candidatos em um determinado período. Movimentos no indicador apontam para mudanças no poder de barganha e negociação salarial no mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois há mais vagas disponíveis por candidato.

Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe
Metodologia disponível em: www.fipe.org.br

Por: Fipe / Catho

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário