12/06 - Contabilidade na TV

José Paulo Lacerda/CNI
Com o fim da recessão, a indústria acelerou o ritmo de retomada. Em abril, o Indicador Ipea de Consumo Aparente avançou 0,5% frente a março. Esse dado mostra que o setor tem comprado mais insumos para a produção, ou seja, está investindo e produzindo mais.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foram divulgados nesta segunda-feira (12). Para chegar ao resultado final do indicador, o instituto soma a produção industrial com as importações do setor e, depois, subtrai as exportações.

No mês de abril, os principais avanços ocorreram em bens de capital (alta de 0,7%), que são equipamentos e máquinas de grande valor agregado, normalmente usados pelo setor produtivo para produzir mais. Na prática, mais bens de capital representam aumento de investimentos.

Os bens intermediários, que são produtos manufaturados e usados para produzir outros bens, avançaram 0,2% no período. A indústria extrativa mineral também apresentou bom desempenho no mês, avançou 4,4%; a de transformação cresceu 0,2%.

Por Portal Brasil, com informações do Ipea

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário