22/06 - Contabilidade na TV


Nos últimos meses o país tem mergulhado em uma crise sem precedentes. As instituições públicas têm caído cada vez mais em descrédito, vistas as inúmeras denúncias de corrupção que assolam nossa realidade e afetam diretamente nossa vida.  

Seja na prestação de serviços básicos, que é cada vez pior, seja na alta de impostos, que só onera o bolso de empresas e das pessoas e, ainda, na vida do trabalhador, que vive verdadeiros tempos de insegurança no trabalho, com o desemprego cada vez mais crescente.

Enquanto isso, na contramão dos prognósticos, os empresários brasileiros tentam encontrar maneiras de sobreviver ou até mesmo sair da crise com mais rapidez. Isso se deve muito ao fato de que não é salutar aguardar o desfecho de toda essa tormenta. Não podemos nos dar ao luxo de parar e esperar alguma solução.

Sim, é preciso sair dela o mais rapidamente possível, pois é urgente a continuação do pleno desenvolvimento, mas as empresas e seus colaboradores precisam continuar a produzir e tocar as suas vidas, independentemente do desfecho político que for.

Esperamos que no campo político seja encontrada uma saída o quanto antes e que as reformas tão necessárias sejam efetivamente aprovadas, pois representam uma agenda de Estado, e não desse ou daquele partido.

Por fim, gostaria de destacar um ponto: dentro da Reforma Trabalhista se discute o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. A Fenacon tem defendido que é preciso haver mais prestação de contas por parte das instituições sindicais.

Ciente disso, o Sistema Sescap/Sescon, que representa mais de 400 mil empresas, sempre prezou pela necessidade de prestar contas sobre o uso dos recursos arrecadados todos os anos. Para tanto, todas as suas contas são apresentadas e aprovadas em assembleia dos seus associados, bem como previamente analisadas por auditoria independente e pelo Conselho Fiscal, eleito pelos associados.

Entendemos que a transparência é primordial para o fortalecimento do sistema sindical patronal brasileiro, bem como a confiança depositada por todos os filiados ao Sistema.

Editorial da Revista Fenacon nº 181

Acesse aqui o conteúdo completo.

*Mario Elmir Berti, presidente da Fenacon

Por Fenacon

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário