13/06 - Contabilidade na TV


Novo projeto estratégico da CVM foca nas tendências tecnológicas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, no âmbito das atividades do planejamento estratégico, o Projeto CVMTech.

“O objetivo do CVMTech é estudar tendências tecnológicas que poderão impactar o mercado de capitais nos próximos anos, bem como se preparar para absorver tais iniciativas sob o ponto de vista regulatório, de processos internos, serviços prestados e capital humano adequado.” – comentou Leonardo Pereira, presidente da CVM.

A iniciativa se fortaleceu a partir de outros projetos internos em andamento na Autarquia desde 2016, como a criação do Núcleo de Inovação em Tecnologias Financeiras (FinTech Hub) e o acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de informações, bases de dados e conhecimentos, realizado entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Tribunal de Contas da União (TCU), que servirá em um primeiro momento para o fortalecimento de monitoramento de casos de uso de informação privilegiada (insider trading).

Ações de organismos internacionais, como a IOSCO, também serviram de apoio, pois vêm intensificando o debate sobre o tema, inclusive em grupos de trabalho específicos para tratar tanto de oportunidades quanto de riscos provenientes da incorporação de novas tecnologias pelos reguladores.

“O CVMTech é estratégico para a CVM, pois nos promoverá visão de futuro sobre as transformações tecnológicas que poderão impactar o nosso negócio e recursos para definir prioridades internas, a fim de obtermos resultados efetivos a tais cenários.” – Leonardo Pereira, presidente da CVM.

Atividades programadas
Foi criado grupo estratégico para atuar diretamente no CVMTech, que realizará debates e conversas com agentes de mercado e entidades representativas. Essa atividade auxiliará na construção de visão compartilhada, que atenda tanto aos anseios dos participantes quanto à CVM, no âmbito de seu mandato legal.

Ainda será elaborada consulta ao público em geral, a fim de colher impressões individualizadas e de especialistas que queiram contribuir conosco!

A conclusão dos trabalhos está prevista para março de 2018.

Por CVM

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário