08/07 - Contabilidade na TV


A sustentabilidade para os pequenos negócios é o tema central do congresso internacional que o Sebrae realizou, na quinta e sexta-feira (7), em Cuiabá (MT). O Congresso Internacional de Sustentabilidade - Ciclos 2017 reúne mais de 400 pessoas, entre empresários e especialistas no assunto para juntos discutirem os caminhos que podem ser trilhados pelos empreendedores brasileiros.

Durante a abertura, a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destacou, em vídeo, que o congresso faz uma provocação saudável aos empresários, técnicos e gestores. “Queremos avançar na leitura de cenários para que a sustentabilidade esteja presente em todos os estágios e seja um diferencial de competitividade para os pequenos negócios brasileiros”. Segundo ela, a sustentabilidade é "uma imensa constelação de oportunidades e passa, necessariamente, pela inovação".

O superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacou a importância do tema no contexto nacional. “Vamos viver aqui um Brasil que gostaríamos que permanecesse para sempre e cada um de nós pode dar sua contribuição”, ressaltou, lembrando questões como a crise hídrica em vários lugares do Brasil e o desmatamento na Amazônia, temas extremamente contemporâneos e que precisam ser debatidos.

Na primeira palestra do congresso, o cientista climático Carlos Nobre, um dos integrantes do grupo ganhador do Prêmio Nobel da Paz junto com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, apresentou cenário sobre as mudanças climáticas e disse que os desastres naturais estão se tornando cada vez mais comuns e mais extremos. “Existem muitas oportunidades para as micro e pequenas empesas em soluções locais e um enorme espaço para a inovação. Mas não estamos fazendo isso no Brasil”, destacou.

Camila Cavallari, da ONU Meio Ambiente, fez uma apresentação do projeto Ecoinovação, desenvolvimento em parceria entre a ONU e o Sebrae, e que promove a ecoinovação nos países em desenvolvimento. Segundo ela, as micro e pequenas empresas possuem mais flexibilidade e têm mais possibilidade para seguir no rumo da sustentabilidade.

O Ciclos 2017 prosseguiu na sexta-feira (7), com palestras e lounges com temas como startup, finanças, recursos naturais, políticas públicas e ética, além de empreendedorismo e educação.

Por Agência Sebrae de Notícias

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário