10/07 - Contabilidade na TV

Foto: Rodrigo Lorezon
O impacto das novas tecnologias digitais na transformação dos negócios e serviços. Esse foi o tema da palestra do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, na abertura do segundo dia do Congresso Internacional de Sustentabilidade, realizado em Cuiabá (MT). O evento reuniu mais de 400 pessoas, entre especialistas e empresários para discutir a sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios.

Ao iniciar a palestra, Lages afirmou que a sustentabilidade é um tema central para o Sebrae. “Sabemos que não existirão pequenos negócios no futuro se eles não tiverem a sustentabilidade como parte da estratégia do seu modelo de negócio, não serão competitivos”, destacou. Segundo ele, o grande desafio é mostrar aos empreendedores como estas transformações impactam diretamente seus negócios e como podem se preparar para um futuro próximo.

O diretor enfatizou que o grande ganho alcançado na transformação digital é uma inteligência colaborativa que possa ajudar a fazer melhores escolhas e entender que a sustentabilidade é um caminho incontornável. “É, portanto, imperativo a adoção de práticas sustentáveis em qualquer escala de negócio. Se era uma desculpa não ter informação, não saber como fazer, não ter a quem procurar, hoje o empresário tem as redes sociais na palma a qualquer hora”.

Segundo ele, as plataformas digitais representam o grande diferencial para os pequenos negócios. "Hoje essas ferramentas nos permitem nos educar, nos governar, a criar, inovar, produzir, consumir, compartilhar, trabalhar de outra forma. Isso implica em menor consumo de energia fóssil, menos poluição, menor utilização de agroquímicos e um maior monitoramento ambiental com o Big Data e a Inteligência Artificial”.

Lages destacou, ainda, o trabalho realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade na geração de conhecimento sobre sustentabilidade para pequenos negócios em todo o país. “Podemos caminhar com a transformação digital para uma transição para a sustentabilidade, para uma economia circular e para uma sociedade mais inclusiva, solidária, porque não há mais dificuldade em acessar a informação e conhecimento”, disse.

Outros dois especialistas internacionais participaram do evento na sexta-feira (7). O pensamento exponencial, a atuação dos líderes e os novos modelos de negócios que fazem as empresas mais rápidas e dinâmicas, foram temas apresentados pelo consultor empresarial Carlos Manga. Já o especialista Ricardo Perez, professor da escola de negócios espanhola IE Business School, falou sobre a força do crowdsourcing para pequenos negócios.

Por Agência Sebrae de Notícias

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

1 comentários:

Postar um comentário