09/07 - Contabilidade na TV


Muitas empresas hoje tem a necessidade de adquirir mercadorias do exterior, ou mesmo exportar seus produtos, e normalmente nestes casos elas buscam auxílio de empresas especializadas em despachos aduaneiros e agenciamentos. 

Atualmente existem muitos empreendimentos, cuja a atividade é basicamente a de ser uma empresa comercial importadora e exportadora, ou seja, essas empresas cuja a atividade principal é serem intermediadoras oferecendo produtos nacionais ao exterior e produtos estrangeiros ao mercado nacional.

Uma empresa que trabalha neste ramo, não precisa apenas estar antenada as tendências globais para atender as demandas de mercado, mas também tem de trabalhar com qualidade e agilidade, para suprir o mercado com os produtos certos e no tempo certo.

Oferecer esses serviços de maneira eficiente para outras empresas, também tem a ver com relacionamento comercial, pois a qualidade da logística de uma comercial importadora e exportadora é fundamental. Afinal, se uma empresa desse ramo não se comprometer com seus prazos, preços e quantidades, ela eventualmente perderá credibilidade, e consequentemente clientes.

Por isso em primeiro lugar é necessário dar atenção e saber como está o nível de satisfação dos clientes, elabore um plano de negócios, oferecendo soluções aos seus clientes quanto as suas principais necessidades nos processos de importação e exportação.

Converse com seu cliente, e escute as suas necessidades, este pode ser o primeiro passo para analisar não só as melhores soluções para o cliente, mas como para a empresa de maneira geral.

Normalmente essas necessidades envolvem os lucros dos clientes para efetuar os processos de despacho aduaneiro, mas como desenvolver soluções que poderão trazer economia e consequentemente aumentar o lucro dos processos aduaneiros? 

Uma forma de solucionar essa questão é focando para aumentar a agilidade dos processos de importação e exportação, e diminuir os custos aduaneiros.

Mas, para que uma empresa que quer trabalhar neste ramo possa conseguir esses objetivos e satisfazer seus clientes, será necessário ter também uma equipe composta por especialistas nessa área, ou seja, profissionais em logística, e comércio exterior.

Esses profissionais não só estarão aptos a realizar esses processos de maneira mais eficiente possível, como também poderão oferecer um serviço de consultoria aos clientes que precisarem.

Fontes utilizadas:

*Carla Lidiane Müller - Bacharel em Ciências Contábeis, cursando MBA em Direito Tributário. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016. 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário