29/07 - Contabilidade na TV


Foi lançado ao público externo na quarta-feira, 26 de julho, durante a 14ª Sessão Ordinária de 2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Portal Visão 360°. A ferramenta torna disponíveis as ações e iniciativas do Conselho em relação ao planejamento estratégico, gestão, metologia de processos e governança. Acesse aqui a página do Visão 360.

Durante o lançamento, o presidente do CNMP, Rodrigo Janot, destacou que o Portal 360º "representa, a um só tempo e de modo significativo, a maturidade institucional em gestão e robustece a ideia de transparência, sendo mais uma ferramenta disponibilizada pelo CNMP ao cidadão para o controle social".

Janot afirmou, também, que o Portal 360º "é um instrumento inovador que aproximará o cidadão não apenas da atividade finalística do Conselho, desenvolvida pelo Plenário, pela Corregedoria Nacional e pelas comissões, mas também da sua gestão administrativa, que busca, incansavelmente, a excelência".

Na ferramenta é possível navegar de forma interativa pelas abas Estratégia, Governança e Gestão, Projetos, Processos e Monitoramento. Em cada espaço, o usuário encontra os atos normativos, acompanhamento de execução de projetos, a cadeia de valor do CNMP, o organograma e os fluxos de trabalho, entre outros documentos de gestão utilizados na Casa.

Para o secretário de Gestão Estratégica do Conselho, Weskley Rodrigues, "o Visão 360º servirá como ferramenta de transparência da gestão do CNMP, a fim de instrumentalizar o controle social, além de permitir o compartilhamento das boas práticas de gestão adotadas no órgão.”

O Portal Visão 360º foi lançado ao público interno na última quinta-feira, dia 20.

Histórico
O projeto surgiu da necessidade de dar transparência e visibilidade à sistemática de gestão do Conselho, iniciada em 2010, com a elaboração do Plano Estratégico com vigência de 2010 a 2017. Na oportunidade, foram definidos a visão, a missão, os valores e os objetivos estratégicos do Conselho, bem como os indicadores, as metas e os projetos necessários para o alcance da sua estratégia.

Com a maturidade do CNMP em gestão estratégica, foi necessária a implementação de um modelo de gestão que permitisse uma visão sistêmica. Foi criado o “Modelo de Governança e Gestão Integrada da Estratégia do CNMP”, que busca integrar várias práticas de gestão ao uso tradicional da metodologia Balanced Scorecard.

Entre as práticas, estão, por exemplo: a utilização do ciclo PDCA; o corpo de conhecimento em gestão de projetos, portfólio e programas; e a gestão por processos. As iniciativas de gestão buscam dar visibilidade à estratégia pretendida, à medição e ao alinhamento de indicadores. A implementação desse modelo passou por vários ciclos de aprimoramento, em um processo contínuo de aprendizagem organizacional, buscando-se uma gestão para excelência.

Por Conselho Nacional do Ministério Público

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário