09/08 - Carla Lidiane Müller para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*


A consulta de notas fiscais eletrônicas é usada cada vez mais pelas empresas e escritórios de contabilidade para ter acesso aos dados das operações fiscais.

Tivemos uma grande evolução por parte de diversas empresas desenvolvedoras na parte de consulta e busca das notas fiscais, que facilitaram o acesso dessas informações.

Entre as ferramentas de consultas mais utilizadas ainda estão no portal da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br), ou os portais de consulta pelas fazendas estaduais, onde é possível por meio da chave da nota fiscal, ter acesso aos seus demais dados, como produtos, valores, quantidades e etc, além de poder baixar o XML da nota por meio de certificado digital.

Fora essa ferramenta de consulta, algumas fazendas estaduais, ainda fornecem uma consulta mais detalhada para as empresas, por meio de login e senha, ou através do acesso por certificado digital, as empresas e os contadores conseguem acessar um “extrato” com as notas emitidas e recebidas pela empresa.

Outra ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas é a consulta das notas de entrada via manifesto, que também está disponível no portal da NF-e. Nessa consulta é possível baixar os XML de entrada aos quais a sua empresa realmente fez negócio, mas para isso você deve manifestar a ciência desta operação, por isso é importante conferir e só dar ciência das notas que realmente entraram na sua empresa.

Mas existem ainda outras ferramentas interessantes, disponibilizadas por empresas que tem foco neste segmento.

Cada uma destas empresas investe em novas tecnologias para facilitar ainda mais a busca de notas fiscais eletrônicas, conhecimentos de transporte eletrônicos, notas fiscais de consumidor eletrônica e cupom fiscal eletrônico. 

Para o empresário e para a contabilidade é sempre interessante buscar ferramentas mais desenvolvidas, que dão mais segurança e comodidade para a busca dessas informações. Muitas empresas especializadas nestas consultas oferecem um acesso experimental, ou fazem demonstrações de suas ferramentas para que o interessado tenha certeza do produto que está adquirindo, ou tem interesse em adquirir.

Contamos hoje com uma infinidade de ferramentas de busca de notas, onde algumas são gratuitas, e outras pagas. Mas o fato é que de nenhuma forma a empresa ou a contabilidade precisam ficar sem a informação destas operações. 

As ferramentas pagas, normalmente são as mais eficientes pois além de baixar as notas para você, essas ferramentas também organizam as notas por empresa e movimento, entre outras facilidades específicas de cada desenvolvedor.

Então porque esperar mais? Vá atrás de algo que vai lhe proporcionar ganhos em termos de tempo, organização, e sem contar que vai evitar todo um incomodo de ter de ficar mês a mês separando e cuidando para ver se todos os documentos estão vindo corretamente, principalmente os de entrada.

*Carla Lidiane Müller - Bacharel em Ciências Contábeis, cursando MBA em Direito Tributário. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016. 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

1 comentários:

Postar um comentário