02/08 - Contabilidade na TV


A Junta Comercial do Rio de Janeiro lançou, na última terça-feira, 18, o novo sistema para acesso aos serviços relacionados à constituição, alteração e baixa de empresas. Entretanto, devido ao tamanho de sua base de dados, que conta com o cadastro de mais de um milhão de empresas registradas, alguns problemas pontuais foram constatados. A JUCERJA se desculpa pelos transtornos apresentados pelo sistema no período inicial de implantação, mas entende que alguns problemas só puderam ser identificados e resolvidos em um ambiente de produção, até o presente momento 5710 processos e 3230 certidões já deram entrada pelo novo sistema, o que confirma nossa avaliação. Acreditamos que o novo sistema melhora o ambiente de negócios do Estado do Rio de Janeiro, além de simplificar a tramitação dos processos e contribuir para a desburocratização da Junta Comercial.

Sobre alguns dos problemas identificados, a JUCERJA esclarece que:

- No caso dos livros mercantis, até o dia 3 de agosto o sistema estará integrado com o posto de atendimento na Rua do Lavradio e no Protocolo Web;

- O problema para abertura ou alteração de filiais já foi identificado e a equipe técnica do novo sistema está empenhada na solução no mais breve tempo possível;

- Atualmente, 8 (oito) delegacias regionais já estão integradas com o novo sistema e recebendo processos de registro, Barra do Piraí, Itaperuna, Niterói, Petrópolis, Santo Antonio de Pádua, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda. As demais unidades   serão integradas no decorrer da próxima semana;

- Por meio da portaria 1534/2017, a JUCERJA prorrogou todos os prazos de atendimento e cumprimento de exigências vencidos de 03 de julho até 31 de julho, para o dia 04 de agosto. A medida visa corrigir possíveis atrasos causados pela transição de sistemas;

- A JUCERJA criou um canal de atendimento por e-mail para simplificar a comunicação com os usuários. Caso já tenha enviado algum e-mail relatando um problema, solicitamos que o usuário confirme se a questão foi solucionada. Devido à alta demanda ocasionada pela instabilidade no sistema, não foi possível responder todos os e-mails, mas salientamos que 90% dos problemas constatados foram solucionados. Caso algum problema persista, solicitamos que o usuário entre novamente em contato através do e-mail atendimento@jucerja.rj.gov.br , agradecendo a compreensão sobre o tema.

A Junta Comercial do Rio de Janeiro agradece a todos os usuários e parceiros pela compreensão e reforça que, o novo sistema, coloca o Rio de Janeiro na vanguarda pela desburocratização de processos. Com isso, será possível dar prosseguimento aos processos sem a necessidade de comparecimento aos postos presenciais.  Além disso, o novo sistema tornará mais fácil a consulta de histórico de operações e o controle de utilização de guias bancárias.

Por CVM

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