12/08 - Contabilidade na TV

Evento promovido pelo Ibape Nacional terá mesa redonda com a participação de representantes da área de perícias e do poder judiciário
O Novo Código de Processo Civil, que entrou em vigência no dia 18 de março de 2016, trouxe relevantes alterações nos procedimentos relativos à prova pericial e, juntamente com elas, ocasionou também algumas questões polêmicas. Os peritos de engenharia ainda estão em fase de ajustes quanto à aplicação das novas regras estabelecidas pela legislação, razão pela qual é de grande importância a realização de debates sobre o assunto entre entidades representantes da categoria e do poder Judiciário.

Essas questões serão tratadas durante a 19ª edição do Cobreap (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias), realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento terá uma mesa redonda sobre os “Pontos polêmicos sobre a perícia no Novo CPC”, com a participação dos seguintes profissionais: juiz de Direito Evandro Portugal, Eng. Eduardo Vaz de Mello e Eng. Jacson Paulo Tessaro.

“É de fundamental importância a aproximação do Ibape junto ao Poder Judiciário, com a apresentação de sugestões e acompanhamento da aplicação das novas regras”, afirma Eduardo Vaz de Mello.

Entre os pontos abordados na mesa redonda, estarão: a Perícia Consensual; Perícia Multidisciplinar; Perícia Técnica Simplificada; Critérios para escolha do Perito; Perícia inconclusiva ou deficiente e a redução da remuneração; Nomeação de profissional especializado; A possibilidade de escolha de órgãos técnicos ou científicos, tudo conforme os artigos 156 a 158 e 464 a 480 do NCPC.

De acordo com Jacson Paulo Tessaro, “o tema em questão é de suma importância para os peritos, inclusive na área de engenharia e arquitetura, pois é o Código de Processo Civil que dita o rito processual no Direito Civil e sua alteração implica em uma nova maneira do trâmite processual alterando em muito o que vinha sendo praticado”.

Tessaro comenta também as consequências para as perícias após pouco mais de um ano de vigência do Novo CPC. “Após este tempo de adequação, uma das conclusões certeiramente é que ainda existem muitos pontos polêmicos em aberto e que somente a jurisprudência irá sanar com o tempo, bem como as resoluções do Conselho Nacional de Justiça. É possível concluir ainda que o Novo Código de Processo Civil atinge seu objetivo de acelerar o trâmite processual na esfera Cível”.

Sobre o XIX Cobreap - O evento é promovido pelo Ibape Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), sendo destinado a engenharia avaliadores, assistentes técnicos, peritos, engenheiros, acadêmicos associados ao Ibape e profissionais registrados no CONFEA e no CAU. Durante o COBREAP 2017, também será realizada uma etapa de Certificação Profissional em engenharia e avaliações, além de uma Feira de Negócios que visa a promover o contato direto entre os patrocinadores, expositores e participantes do evento. As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.cobreap.com.br.

Serviço:
Evento: XIX COBREAP – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias
Data - 21 a 25 de agosto de 2017, das 8h30 às 18h00;
Local – Hotel Mabu Thermas Grand Resort - Avenida das Cataratas, 3175, Foz do Iguaçu – Paraná;
Telefone para informações - (45) 3025-2121 ou inscrições@alvoeventos.com.br;

Sobre IBAPE Nacional:
O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA – (IBAPE) - Fundado em 1957, o IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia é uma Entidade FederativaNacional de caráter técnico com um destacado histórico institucional construído através de ações pioneiras intimamente ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.

Por KB Comunicação

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário