08/01 - Jení Carla Fritzke Schülter para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*


Dia 08 de janeiro de 2018 – surreal pensar que esse dia finalmente chegou! Chegamos na era digital da folha de pagamento!!!

Apesar de haver tantos contras, tantas promessas não cumpridas, tantas torcidas contrárias, tanto à ser implementado ainda, confesso que sempre acreditei que esse dia ia chegar. E hoje bate aquela vontade de dizer baixinho no ouvido de muitos: “eu avisei”.

Trabalho mais de 5 anos nesse projeto e por isso digo e afirmo: estamos preparados SIM! E você que não acreditou está preparado?

Mas, de qualquer forma, agora não é hora de se apavorar e muito menos atropelar os processos que devem ser seguidos, há alguns cuidados que devem ser tomados e isso é muito sério.

O endereço webservice do ambiente de PRODUÇÃO foi liberado pelo governo no último dia 04/01/2018 e junto dele uma orientação que as empresas obrigadas em JANEIRO/2018 receberam:


Além disso o governo já havia liberado essa mesma orientação no portal do eSocial e pediu para o grupo  piloto para que as empresas da primeira fase tenham cautela nos primeiros dias de eSocial.
Lembre-se: não há volta, não há exclusão, não tem como recomeçar e não há portal para consulta.

Diante disso, aconselho à continuarem com as correções dos dados cadastrais e também fazer o envio dos dados para o ambiente de pré-produção, dessa forma haverá uma tranquilidade no que diz respeito à conexão ao ambiente webservice, a assinatura digital, a validação dos dados e a adaptação à nova ferramenta.

Tudo é muito novo para todos: Governo, Empresas de softwares, Escritórios contábeis e Empregadores, por isso não custa ter cautela, tranquilidade e certeza do que está sendo feito.

Entre em contato com sua softhouse, peça ajuda, estude, entenda, confira, reconfira, se informe, se oriente, analise e depois sim faça o envio dos dados iniciais ao eSocial ambiente PRODUÇÃO (oficial).

*Jení Carla Fritzke Schülter - Graduada em administração com ênfase em recursos humanos, é especialista em eSocial. Participante do grupo de trabalho eSocial da Fenacon desde 2014 e do grupo das empresas piloto do eSocial desde 2016. Atua como analista de negócios na área contábil e consultora de folha de pagamento da SCI Sistemas Contábeis. Articulista do Contabilidade na TV desde 2016.

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário