22/01 - Contabilidade na TV

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Duas regiões do Brasil já receberam a visita técnica da Confederação Brasileira de Futebol em busca da uniformização das demonstrações contábeis. A comitiva concluiu em janeiro o trabalho presencial nas federações do Norte e Nordeste do país. Iniciado em 2016 com a confecção e distribuição do manual de políticas contábeis e modelo de demonstrações financeiras, o projeto realizou a consultoria com objetivo de conhecer as equipes financeiras, explicar as melhores práticas e sanar possíveis dúvidas.

As visitas seguem avançando e as federações da região Centro-Oeste do país vão receber as próximas consultorias. Os encontros são liderados por representantes da BDO RCS Auditores Independente, empresa contratada pela CBF para planejamento e realização da padronização.

— Nosso programa de governança para o futebol brasileiro avança. Desenvolvemos um trabalho de excelência nesta área, com auxílio das melhores consultorias do mercado, e agora já podemos compartilhar esse modelo contábil com as federações. Paralelamente pretendemos também alcançá-lo aos clubes por meio da Licença de Clubes. A padronização contábil nos permite melhores diagnósticos e a organização de soluções eficazes e úteis para toda a estrutura do futebol – afirma o Diretor Executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo.

O objetivo do projeto é possibilitar maior clareza e transparência na geração e divulgação dos dados. A evolução desde a distribuição do manual até o momento atual é notável.

– Já tivemos uma melhora importante no último ano e um feedback muito positivo das federações. Todas estão engajadas no sucesso desta padronização. É um processo de longo prazo, mas já estamos colhendo bons frutos – destacou o diretor de finanças da CBF, Gilnei Botrel.

O consultor Carlos Aragaki, representante da BDO RCS, liderou os encontros e falou sobre a evolução do processo.

– Não temos a padronização total ainda, mas demos um passo importante em busca de mais profissionalismo e transparência. É uma semente que foi plantada e seguimos em busca de um projeto completo, que tem como objetivo final a governança e a conformidade com um modelo moderno de gestão – declarou o profissional sobre suas primeiras impressões.

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre, Antônio Aquino Lopes, elogiou a iniciativa e destacou a importância do trabalho em conjunto em busca da padronização das finanças.

– A orientação passada na visita foi muito interessante. Foi feita uma revisão da nossa contabilidade e ficou claro que já estamos colocando em prática a padronização nacional e o quão isto é importante. Seguimos trabalhando para alcançar uma evolução cada vez maior, pois tudo isso vem para facilitar o nosso trabalho – afirmou.

Outra Federação que recebeu a visita recentemente foi de Rondônia. O presidente da Entidade, Heitor Costa, ressaltou a relevância do encontro e parabenizou o Departamento de Finanças da CBF.

– Foi um primeiro contato presencial e tivemos uma impressão excelente. É uma atitude louvável da CBF essa de passar orientações às federações sobre as práticas financeiras, pois há necessidade de utilizarmos práticas comuns. Já estamos implementando uma padronização nas nossas ações e seguimos em busca dos 100% – finalizou.

Por Assessoria CBF

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário