15/05 - Mariana Desidério / Exame / Portal Contábeis
Os brasileiros já sabem que a situação econômica do país não vai bem e que o governo federal precisa economizar. Mas quais são as consequências disso na prática? EXAME.com separou seis exemplos de corte de verba que afetam direta ou indiretamente a sua vida. As áreas atingidas vão da educação à diplomacia, passando pela compra da casa própria. Veja a seguir:
1 – Menos contratos via Fies
No início deste mês, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse sem meias palavras que o dinheiro do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) acabou e que não havia perspectiva de novos contratos para este ano. A notícia atingiu em cheio os estudantes de faculdades particulares, que muitas vezes contam com o Fies para pagar os estudos.
2 – Taxa do Enem mais cara e cortes nas federais
Ainda na área de educação, a taxa de inscrição no Enem também foi afetada pela atual situação econômica. Desde 2004, a tarifa custava R$ 35. Neste ano, subiu para R$ 63. Além disso, as universidades federais sofreram um baque com a falta de repasses no início deste ano. Com isso, houve atrasos no pagamento de bolsas de estudo e de serviços terceirizados, como limpeza, além do adiamento das aulas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário